Votorantim realiza Audiência Pública para a Revisão do Plano Diretor de Turismo

Quarta, 30/08/2023
No dia 23 de agosto foi realizada a Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Turismo (PDT) no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.  A Audiência faz parte da última etapa da revisão e teve como objetivo apresentar toda a pesquisa realizada para que o PDT fosse construído.

A audiência foi aberta ao público geral, incluindo empreendedores da cidade que atuam nos ramos alimentícios, de hospedagem, comerciantes no geral, entre outros interessados que tem o turismo como um instrumento de crescimento social e econômico. Estiveram presentes os secretários de Cultura e Turismo, de Mobilidade Urbana e de Planejamento e Desenvolvimento, diretores de departamento e membros do Conselho Municipal de Turismo de Votorantim.

O Sr. Leal, responsável pela elaboração do PDT apresentou a Pesquisa de Demanda realizada em 2022, com o intuito de mostrar o perfil do turista que visita Votorantim. Também apresentou o Inventário de Oferta Turística da cidade que contém o que Votorantim tem para oferecer ao turista: atrativos, meios de hospedagem, estabelecimentos gastronômicos entre outras informações.

A seguir foi apresentado o Plano Diretor de Turismo 2023, realizado após estudos que indica o caminho que o turismo irá percorrer nos próximos anos para fortalecer ainda mais o título de Município de Interesse Turístico (MIT), que foi recebido pelo Governo do Estado.

Por fim, após toda a apresentação e posicionamento dos presentes, a Revisão do Plano Diretor de Turismo foi aprovada por unanimidade pelos presentes e segue agora como projeto de Lei para votação na Câmara Municipal.

A Revisão do Plano Diretor de Turismo é uma das obrigações do município para que o mesmo mantenha o título de MIT, por isso é de extrema importância que seja aprovada em várias instâncias, assim todos terão ciência e estarão unidos em prol do desenvolvimento do turismo em Votorantim, esse que já demonstra ter grandes potenciais, pois não é qualquer município que conquista tal título.